Sesc realiza encontro de gestores educacionais baianos
Buscando aprimorar, cada vez mais, o sistema de ensino de suas escolas, o Sesc Bahia, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, realizou o primeiro encontro de gestores escolares. Ao todo, foram 32 profissionais de várias partes do Estado, entre eles os diretores das escolas e os supervisores pedagógicos. O encontro acontece até sábado, 1 de abril, no Grande Hotel Sesc Itaparica.
O principal motivo do encontro é proporcionar um momento de construção e alinhamento das unidades escolares Sesc da Bahia. Segundo a coordenadora regional de Educação, Marília de Pádua, o intuito é garantir excelência no padrão educacional. “Nós estamos aqui para estreitar as matrizes curriculares e as atividades didáticas desenvolvidas nas escolas, para que haja congruência na estrutura pedagógica”, contou a coordenadora.
O Sesc Nacional já vem trabalhando no sentindo de alinhar o sistema de ensino em todas as Escolas Sesc espalhadas pelo Brasil. A técnica de educação do Sesc Nacional, Gilvânia Ferreira Porto, explica que é um trabalho extenso que vem sendo aprimorado a cada ano: “implementar uma proposta coletiva baseada na ética, no respeito e alinhada com os referenciais teóricos, é pensar no aluno e em como ele vai se desenvolver para a sociedade. Nossa premissa básica é educar as crianças para o futuro, garantindo que ela tenha liberdade de expressão e seja protagonista de sua própria história”.
O diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro, diz que o plano é fortalecer a relação entre os educadores baianos para obter mais resultados. “A educação é uma prioridade na gestão do Sesc na Bahia. Portanto, encontros como esses serão contínuos, para assim obtermos o melhor nível de alinhamento entre nossas escolas e o Sesc Nacional”, declarou aos professores do educação infantil e ensino fundamental.
O Programa Educação no Sesc Bahia atende preferencialmente aos dependentes dos comerciários baianos. A maioria deles são beneficiários do PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade), com gratuidade total para os estudos na Educação infantil. O Sesc oferece também todo o material pedagógico, fardamento, livros e complementação nutricional com fornecimento diário de lanches.