FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Sessão especial na ALBA saúda os 70 anos da Federação

Comércio
15 de maio de 2021

Mais um importante marco nas comemorações pelos 70 anos da Fecomércio-BA ocorreu esta semana. Uma sessão especial, no dia 27/11, na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu parlamentares, autoridades civis e militares, além de empresários do comércio e de outros setores econômicos. A iniciativa foi do deputado Bobô (PC do B) em conjunto com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B).
“Trata-se de reconhecer os serviços de uma instituição que ajuda o desenvolvimento e a promoção da inclusão social em nosso estado. São sete décadas em que a Federação desenvolve um brilhante trabalho, defendendo os interesses do setor e colaborando com a nossa economia”, disse o parlamentar proponente da sessão.

Bobô também exaltou a trajetória da Federação mostrando seu crescimento “e o brilhante trabalho do Sesc e do Senac”. O deputado destacou que é essencial setores como os de comércio, turismo e serviços terem maior facilidade de acesso a créditos com taxas mais baixas, menos rigidez nas garantias exigidas e menos burocracia para conseguirem empréstimos nos bancos públicos.

O deputado Daniel Almeida destacou a parceria com a entidade nos grandes debates, no Congresso Nacional, sobre políticas que fortaleçam o setor produtivo. “É um trabalho exemplar que a Fecomércio realiza na Bahia, especialmente com o Sesc e o Senac. A Casa do Comércio virou um patrimônio da nossa arquitetura urbana e merece todo nosso apoio”, enfatizou.

TRAJETÓRIA VITORIOSA

Em seu pronunciamento, o presidente da Federação, Carlos de Souza Andrade, agradeceu a homenagem e falou da trajetória vitoriosa da entidade, a partir da criação da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “O Sesc e o Senac se tornaram um dos maiores sistemas de assistência social do mundo. Assumi em 2014 e procuro dar seguimento ao belo trabalho desenvolvido pelos meus antecessores. Precisamos de apoio, pois representamos 60% dos estabelecimentos formalizados, 71% do PIB baiano e 79% dos empregos com carteira assinada no estado”, pontuou.
Andrade destacou os desafios da sua gestão, como ampliar a interiorização dos serviços do Sistema Fecomércio-BA e o diálogo com os poderes públicos, sempre na defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e de turismo. “Chegamos aos 70 ano revigorados para construir um futuro melhor”, disse.
Representando o governador Rui Costa (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner colocou a SDE à disposição. “O setor vive grandes desafios na atualidade, com o comércio eletrônico, que muda o perfil do consumo e desta área da economia. Por isso, precisa de uma entidade dinâmica e atuante, como é a Fecomércio. Vamos atuar juntos para proteger a economia local, combatendo a guerra fiscal”, defendeu.
Nessa linha, a senadora Lídice da Mata (PSB) reafirmou o seu compromisso no Senado para aprovar políticas que fortaleçam o setor. “Quando fui prefeita de Salvador contei muito com a parceria da Fecomércio, através do Senac, nos trabalhos da Fundação Cidade Mãe. A Bahia e os baianos agradecem a Federação pelas realizações em nosso estado”, frisou.

RECONHECIMENTO

Para o presidente da FCDL-BA (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia), Antoine Tawil, a Fecomércio está de parabéns por ter conseguido reunir entidades importantes para desenvolver o setor, como a Associação Comercial. O vice-presidente da Fieb (Federação das Indústrias da Bahia), Josair Bastos, ressaltou a trajetória de presidentes competentes. “A gestão atual, com Carlos Andrade, mostra pujança atuando em todo o estado e melhorando a vida da população”, pontuou.

Representando a Faeb (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Aurélio Pires falou dos relevantes serviços prestados pela Fecomércio, destacando a força e a perseverança dos empresários e dirigentes da entidade para defender o setor.

*Com informações da Ascom da ALBA.