Sessão especial na ALBA saúda os 70 anos da Federação

Mais um importante marco nas comemorações pelos 70 anos da Fecomércio-BA ocorreu esta semana. Uma sessão especial, no dia 27/11, na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu parlamentares, autoridades civis e militares, além de empresários do comércio e de outros setores econômicos. A iniciativa foi do deputado Bobô (PC do B) em conjunto com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B).
“Trata-se de reconhecer os serviços de uma instituição que ajuda o desenvolvimento e a promoção da inclusão social em nosso estado. São sete décadas em que a Federação desenvolve um brilhante trabalho, defendendo os interesses do setor e colaborando com a nossa economia”, disse o parlamentar proponente da sessão.

Bobô também exaltou a trajetória da Federação mostrando seu crescimento “e o brilhante trabalho do Sesc e do Senac”. O deputado destacou que é essencial setores como os de comércio, turismo e serviços terem maior facilidade de acesso a créditos com taxas mais baixas, menos rigidez nas garantias exigidas e menos burocracia para conseguirem empréstimos nos bancos públicos.

O deputado Daniel Almeida destacou a parceria com a entidade nos grandes debates, no Congresso Nacional, sobre políticas que fortaleçam o setor produtivo. “É um trabalho exemplar que a Fecomércio realiza na Bahia, especialmente com o Sesc e o Senac. A Casa do Comércio virou um patrimônio da nossa arquitetura urbana e merece todo nosso apoio”, enfatizou.

TRAJETÓRIA VITORIOSA

Em seu pronunciamento, o presidente da Federação, Carlos de Souza Andrade, agradeceu a homenagem e falou da trajetória vitoriosa da entidade, a partir da criação da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “O Sesc e o Senac se tornaram um dos maiores sistemas de assistência social do mundo. Assumi em 2014 e procuro dar seguimento ao belo trabalho desenvolvido pelos meus antecessores. Precisamos de apoio, pois representamos 60% dos estabelecimentos formalizados, 71% do PIB baiano e 79% dos empregos com carteira assinada no estado”, pontuou.
Andrade destacou os desafios da sua gestão, como ampliar a interiorização dos serviços do Sistema Fecomércio-BA e o diálogo com os poderes públicos, sempre na defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e de turismo. “Chegamos aos 70 ano revigorados para construir um futuro melhor”, disse.
Representando o governador Rui Costa (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner colocou a SDE à disposição. “O setor vive grandes desafios na atualidade, com o comércio eletrônico, que muda o perfil do consumo e desta área da economia. Por isso, precisa de uma entidade dinâmica e atuante, como é a Fecomércio. Vamos atuar juntos para proteger a economia local, combatendo a guerra fiscal”, defendeu.
Nessa linha, a senadora Lídice da Mata (PSB) reafirmou o seu compromisso no Senado para aprovar políticas que fortaleçam o setor. “Quando fui prefeita de Salvador contei muito com a parceria da Fecomércio, através do Senac, nos trabalhos da Fundação Cidade Mãe. A Bahia e os baianos agradecem a Federação pelas realizações em nosso estado”, frisou.

RECONHECIMENTO

Para o presidente da FCDL-BA (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia), Antoine Tawil, a Fecomércio está de parabéns por ter conseguido reunir entidades importantes para desenvolver o setor, como a Associação Comercial. O vice-presidente da Fieb (Federação das Indústrias da Bahia), Josair Bastos, ressaltou a trajetória de presidentes competentes. “A gestão atual, com Carlos Andrade, mostra pujança atuando em todo o estado e melhorando a vida da população”, pontuou.

Representando a Faeb (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Aurélio Pires falou dos relevantes serviços prestados pela Fecomércio, destacando a força e a perseverança dos empresários e dirigentes da entidade para defender o setor.

*Com informações da Ascom da ALBA.