Setor produtivo lança campanha contra desemprego
No Brasil existem 12,5 milhões de desempregados, dos quais 544 mil na Bahia, pessoas à margem da sociedade de consumo, que buscam uma oportunidade de trabalho e ter a própria fonte de sustento. Para trazer a esperança de volta a esse enorme contingente de brasileiros, empresários baianos da indústria, comércio, serviços e do agronegócio – de micro, pequeno, médio e grande portes – mobilizam-se em um grande esforço para deflagrar uma campanha nacional contra o desemprego. A campanha Empresários Unidos Contra o Desemprego teve pré-lançamento nesta terça-feira, 13.11, durante almoço de adesão na Casa do Comércio.
A intenção do movimento é que, partir de 02 de janeiro de 2019, cada empresa contrate pelo menos um empregado CLT. A campanha irá transcorrer no primeiro trimestre do próximo ano e a expectativa dos organizadores é que a adesão se estenda a todo o país. “Já temos o apoio de empresários de 17 estados, incluindo Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. Não importa o tamanho da empresa, a ideia é estimular cada uma a empregar pelo menos um trabalhador”, conforme adianta o empresário Josair Bastos, um dos membros da organização do movimento.
Conforme explica o presidente do Sindcosmetic, empresário Raul Menezes, “este é um movimento voluntário de empresários que resolveram contribuir para o crescimento do Brasil. É a nossa parcela de contribuição para que o país se desenvolva, pois sabemos que a economia vive de expectativas e devemos dar nossa colaboração para melhorar o ambiente de negócios. É um movimento inédito, que já agrega empresários de 17 estados, que estão assumindo o protagonismo na atitude de impulsionar o país”.
DESEMPREGO ELEVADO
De acordo com o IBGE, existem no Brasil em torno de 5,1 milhões de empresas*, nos setores industrial, do comércio, serviços, transportes e no agronegócio. Se cada uma delas vier a contratar um trabalhador, a quantidade de trabalhadores desempregados cairá quase à metade, podendo iniciar um ciclo virtuoso na economia. Segundo observa Raul Menezes, “o Brasil precisa da união entre empresários e trabalhadores para que a economia volte a crescer de forma sustentada.”
O presidente em exercício da Fecomércio, Herivaldo Nery, explica que “a melhor maneira de gerar renda é com emprego e, para isso, o país precisa das empresas. O que me deixa empolgado nesta iniciativa é ver que o empresário tem a solução para sairmos desta crise”, disse.
Um dos idealizadores da campanha, o empresário Carlos Alberto Barduke explicou como surgiu a ideia: “Minha família sofreu com a violência urbana, em Salvador, e pensamos até em deixar o país. Mas este é o meu país e eu não quero sair daqui. Então, num dia, pensei em como poderia ajudar e tive a ideia de contratar um jovem. Como não espero que o estado assuma os problemas do Brasil, comecei a compartilhar a ideia e fui percebendo que ela era bem recebida. Daí a ideia foi virando movimento, um movimento de empresários unidos contra o desemprego. Se cada um dos empresários brasileiros contratar um colaborador, podemos mudar a história deste país em três meses.”
AMBIENTE POSITIVO
“Os empresários querem ajudar a criar um ambiente favorável à inclusão social e à criação de novas oportunidades. Emprego é cidadania. É inclusão social, mas também um incentivo aos negócios. Queremos criar um ambiente positivo, pois a economia vive de expectativas. Por essa razão, os empresários estão unidos em um grande esforço para contratar. Não importa o tamanho da empresa, a ideia é estimular cada uma a empregar pelo menos um trabalhador, para que este e sua família tenham novas perspectivas”, afirma o empresário Lúcio Flávio Rocha, um dos líderes industriais à frente da campanha.
*Fonte: IBGE – Cadastro Central de Empresas – 2016