Sindicatos do Comércio de Camaçari e Santo Antônio de Jesus apresentam propostas de reabertura das atividades econômicas nos respectivos municípios
Com o objetivo de promover a reabertura do comércio local de forma segura, em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19 e, seguindo as normas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, os sindicatos filiados a Fecomércio-BA dos municípios de Santo Antônio de Jesus e Camaçari (o Sincomsaj e o Sicomércio Camaçari), unidos a outras entidades empresariais locais, elaboraram modelos de protocolo para retorno das atividades econômicas.
Com o comércio fechado há mais de 100 dias, a Prefeitura de Camaçari segue criando medidas para viabilizar a reabertura. Dentre algumas medidas sugeridas para mitigar os impactos econômicos da pandemia estão: reabertura do comércio local/orla, em horário de funcionamento de 10h às 17h; disponibilizar álcool em gel 70% em pontos estratégicos, destinados a higienização das mãos de colaboradores e clientes. “Estamos reforçando o uso obrigatório de máscaras ao entrar em estabelecimentos comerciais e a desinfecção desses ambientes várias vezes ao dia, além da diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados, especialmente em locais com circulação de quantidade significativa de pessoas”, destaca a presidente do sindicato, Juranildes Araújo.
O mesmo acontece no município de Santo Antônio de Jesus, que vem acompanhando as demandas da saúde da população e ao mesmo tempo a sobrevivência das empresas e consequentemente a manutenção dos empregos. A fim de assegurar boas práticas para o funcionamento das atividades comerciais do município, o Sincomsaj apresentou uma proposta de reabertura das atividades econômicas.
No documento, algumas medidas foram sugeridas ao poder público, como a restrição ao acesso a praças e espaços públicos de uso coletivo (bancos e parques), principalmente no centro da cidade para evitar aglomerações e criação de uma campanha de conscientização para à população sobre distanciamento social.
“A abertura do comércio no período de 15 dias, a partir do dia 13 de julho com horários pré estabelecidos é uma de nossas sugestões, respeitando as faixas horárias: bancos (10h às 15h), lotéricas (8h às 18h), lojas em geral ( 13h às 18h) e lojas que possuem bancos internos (13h às 18h)”, informa o presidente do Sincomsaj, Herivaldo Nery. Vale destacar que o documento reforça que as lojas que possuem serviço de delivery poderão funcionar em qualquer turno, porém a retirada do produto na loja ou pagamento de boletos serão feitos exclusivamente no turno em que estiver aberto, a fim de evitar aglomerações nas portas das empresas.