Sistema Comércio BA participa da entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025, em Brasília

O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, e comitiva participaram no dia 26/03, na CNC Brasília, do lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025. A solenidade contou com a presença do presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O documento contendo uma série de sugestões de políticas públicas para o setor terciário também foi apresentado a ministros, lideranças do Executivo, e deputados federais e senadores, entre eles os deputados baianos José Rocha (União), Rogeria Santos (Republicanos) e Zé Neto (PT). Os documentos estão disponíveis no site agendadocomercio.org.br.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, ressaltou que, a cada nova edição, a Agenda se fortalece como instrumento de diálogo institucional. “Esta Agenda nasce do diálogo, do compromisso com a escuta qualificada, plural, federativa, democrática. São contribuições vindas dos pequenos negócios, dos sindicatos empresariais, das federações, dos diversos segmentos do turismo, do comércio, dos serviços e dos setores inovadores da economia digital”, afirmou Tadros.
“A Agenda chega à sua terceira edição, se consolidando como um instrumento estratégico de transformação econômica. Os avanços que ela tem proporcionado demonstram sua relevância e impacto, além da sua importância como guia concreto para a construção de políticas públicas eficientes, alinhadas com as necessidades do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil e na Bahia”, declarou o presidente Kelsor Fernandes.
A CNC entregou em mãos ao presidente da República em exercício a agenda prioritária do setor terciário para este ano, que inclui a regulamentação da reforma tributária, medidas de desburocratização e de incentivo ao setor, legislação trabalhista, empresarial e ambiental, entre outras ações.
Geraldo Alckmin ressaltou a importância e a riqueza da Agenda Institucional da CNC, também chamando a Confederação de ‘a casa campeã do emprego’. “Não tem agricultura sem comércio. Não tem indústria sem comércio. O comércio é o campeão do emprego, da renda e da atividade civilizatória”, reiterou.
Este ano, a Agenda concentrou esforços para contribuir com ideias para a modernização do Estado, para reforçar a necessidade de mais investimentos em infraestrutura verde e mobilidade urbana; a importância de um arcabouço regulatório que favoreça o empreendedorismo e uma regulamentação da reforma tributária que gere um sistema mais justo e equilibrado. Há capítulos especiais sobre como o setor terciário acredita ser possível uma maior aceleração da transformação digital da economia, além da urgência de incentivo à inovação e qualificação profissional.
A comitiva da Bahia contou, ainda, com as presenças do superintendente executivo da Fecomércio BA, Nelson Daiha Filho, da diretora regional do Senac BA, Ana Rita Andrade, do diretor regional do Sesc BA, Marconi Sousa, da gerente de Relações Institucionais da Fecomércio BA, Cristina Maeda, e do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio BA, Julio Ribas.