SISTEMA FECOMÉRCIO-BA PROMOVE ENCONTRO COM DEPUTADOS FEDERAIS BAIANOS
Em café da manhã com a bancada baiana no Congresso Nacional, no dia 24/02, o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, fez detalhada exposição sobre o trabalho do Sesc e do Senac no Estado e os benefícios à população. Ressaltou que “há uma preocupação permanente em se adequar às mudanças do mercado de trabalho, para enfrentar a competitividade crescente e as novas demandas quanto a habilidades técnicas e comportamentais dos trabalhadores”.
Em 2015, revelou, o Sesc realizou mais 25 milhões de atendimento para os comerciários, promovendo o bem-estar e lazer. Por sua vez, o Senac ofereceu 106 mil cursos profissionalizantes. Souza Andrade se disse, contudo, preocupado com iniciativas por projetos que podem esvaziar as entidades. Referiu-se especificamente ao Projeto de Lei 559/2015, do deputado baiano Jorge Solla (PT), que dispõe sobre a criação do Serviço Social da Saúde e do Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde.
O presidente fez uma defesa enfática para a manutenção dos serviços sociais autônomos para a saúde no âmbito do Sesc e do Senac, que já desempenham satisfatoriamente essa função há 70 anos. “ Mostramos claramente nosso ponto de vista aos deputados que compareceram e todos que se pronunciaram defenderam enfaticamente que a cobertura da saúde fique com o Sesc e com o Senac”, disse Andrade.
A deputada Alice Portugal (PCdoB) disse que o Sistema Fecomércio da Bahia já deu inequívocas demonstrações de competência no trato das questões de saúde no Estado. “É um segmento importante que está e vem sendo bem atendido por Sesc/Senac. Observo que a instituição se empenha para buscar o melhor permanentemente. Temos que deixar de lado as diferenças partidárias e incentivar iniciativas e ações de entidades como a Fecomércio, em prol das empresas comprometidas e que geram emprego.”
Também o deputado baiano Carlos Gomes, do PRB gaúcho, compareceu à reunião para dar seu apoio à luta do Sistema Fecomércio. “Sou contra a aprovação do projeto que cria as entidades do S da Saúde, porque se desmontaria um sistema que atende com excelência a sociedade brasileira”, declarou. A seu ver, nada justifica essa iniciativa.
O coordenador da bancada parlamentar da Bahia no Congresso Nacional, deputado José Carlos Araújo (PSD), manifestou sua solidariedade à luta do Sistema Fecomércio para manter os serviços de saúde sob a atual administração, criticando o PL 559. “As entidades ligadas à Federação tem inegáveis bons serviços prestados ao longo dos anos, não há motivo para abrir mão disso. Temos que fortalecer, não dividir o sistema que atende tão bem o cidadão”, afirmou.
O encontro da Fecomércio-BA com a bancada parlamentar teve o apoio da CNC. Três vice-presidentes da entidade participaram: deputado Laércio Oliveira, também presidente da Fecomércio-SE; Luiz CarlosBohn, presidente da Fecomércio-RS; e Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF; além do diretor Alexandre Sampaio, presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS).
Os deputados da bancada baiana presentes foram Alice Portugal (PcdoB), Daniel Almeida (PcdoB), Davidson Magalhães (PcdoB), Bebeto (PSB), José Carlos Araujo (PSD), José Rocha (PR), Moema Gramacho (PT), Roberto Britto (PP), além de assessores e representantes de outros parlamentares.
Outros executivos também compareceram: os chefes das Assessorias de Gestão das Representações, Wany Pasquarelli, e Legislativa, Roberto Velloso; e da Divisão de Saúde, Alexandre de Marca, e o assessor da diretoria-geral do Sesc Nacional, Daniel Lopez. Da Fecomércio-BA participaram o superintendente da Federação, Paulo Studart, a diretora do Senac, Marina Almeida, e o diretor do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro.