TALK SHOW DO SENAC COM ALEXANDRE HERCHCOVITCH ABRE O BAHIA MODA DESIGN
O nome (ou marca) Alexandre Herchcovitch é sinônimo de sucesso entre aqueles que sonham com a projeção nacional e internacional no mundo do estilismo de moda. O estilista paulistano, que acumula mais de 20 anos de carreira, foi convidado pelo Senac para um bate-papo com o público, na abertura do Bahia Moda Design, no dia 23 de setembro, no Senai-Cimatec. Uma plateia formada, sobretudo, por estudantes da área, compareceu em peso ao encontro com Herchcovitch, que também atua na área acadêmica como diretor artístico do curso de Moda do Centro Universitário Senac, de São Paulo.
Graduado em Artes Plásticas e em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (SP), Herchcovitch lembrou aos estudantes que vida de estilista não é só glamour, muito pelo contrário, é de muito trabalho. “A profissão de estilista é um grande desafio. Você tem que apresentar uma proposta de coleção a cada seis meses. Definir cartela de cores, estampas, desenhos”, disse ele, que desenvolve atualmente em seu ateliê mais de 2 mil produtos, indo muito além do vestuário.
Impossível falar em Herchcovitch e não se lembrar da caveira, que foi o grande ícone inicial do seu trabalho. Até hoje ele desenvolve algumas peças com o símbolo a cada coleção, sempre marcada por forte identidade. “Todas as minhas criações sempre tiveram uma carga pessoal muito grande. Jamais pensaria em colocar outro nome que não fosse o meu na minha marca”, disse. Desde o ano de 2008, o estilista não é mais o dono de sua marca homônima, que foi vendida ao grupo InBrands. Hoje ele ocupa o papel de diretor de criação.
O Senac no Bahia Moda Design
Um dos patrocinadores do Bahia Moda Design, o Senac também promoveu palestra com outro grande nome do setor, o estilista Mário Queiroz, que falou sobre “Criação como solução: como competir no mercado internacional”. Fora do auditório, um dos espaços de convivência mais visitados foi a Pop-up Store das Editoras Senac. Lá o público pode adquirir livros sobre moda e estilismo, lançados pelas Editoras Senac. Alunos dos cursos da instituição (fotografia, corte e costura, recepção, entre outros) tiveram oportunidade de vivenciar na prática o trabalho de bastidores dos desfiles.
Em busca de intercâmbio de informações neste segmento, representantes de Departamentos Regionais do Senac de São Paulo, Pernambuco e Ceará conferiram o evento, a convite da diretora do Senac Bahia, Marina Almeida. O Senac também divulgou ao público seu leque de cursos de capacitação em moda previstos para 2015, entre Confecção Moda Praia, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção e Visual Merchandising.