FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Tereza Paim aborda gastronomia e turismo na reunião da CME da Fecomércio BA

Ações Institucionais, Câmaras Setoriais, Sistema Comércio
13 de maio de 2025
Tereza Paim aborda gastronomia e turismo na reunião da CME da Fecomércio BA

A convite da coordenadora da CME, Ana Alonso, a irrequieta empreendedora e chef baiana, Tereza Paim, mostrou porque turismo e gastronomia andam de mãos dadas, sobretudo na Bahia. Em plena segunda-feira (28/04), cerca de 40 empreendedoras assistiram, na Casa do Comércio, a apresentação de Paim, criadora da Casa de Tereza, Tabuleiro da Chef, entre outros projetos.

Para a empresária, “a comida típica é a segunda linguagem de um povo, depois da linguagem oral e a comida baiana é uma verdadeira poesia em forma de alimento”.

“Sou apaixonada pela Bahia. Valorizamos nossos ingredientes e técnicas culinárias, o que gera emprego e renda para o nosso território. A culinária local é um forte indutor do turismo e uma maneira linda de mostrar a riqueza da nossa cultura”, disse.

Tereza também apresentou dados que mostram que a gastronomia tem papel central na decisão de viagens. “38% dos viajantes escolhem o destino de uma viagem baseados na gastronomia local”, destacou.

A chef destacou a gastronomia como vetor de desenvolvimento turístico e cultural, influenciando a escolha dos destinos e o modo como as experiências são vividas e compartilhadas.

Ao final Tereza Paim detalhou os empreendimentos do seu grupo, destacando as ações de responsabilidade socioambiental e o projeto do seu quinto livro, que já está no forno!